Maltose X diabetes

Antes de falar sobre diabetes e maltose, esclareço que não tenho formação acadêmica em nutrição ou medicina, mas em direito. Sou diabética há 27 anos e minhas conclusões são fruto de observação do meu comportamento glicêmico e de meus amigos e colegas diabéticos, e também da minha enorme curiosidade e vontade de entender o que acontece no meu corpo, o que me faz buscar informações.

Há alguns meses minha glicemia começou a se elevar muito rapidamente após o desjejum. A princípio, julguei que a dose basal do horário precisava ser aumentada. Mas, mesmo aumentando a dose de duas horas antes do horário do café da manhã, após a refeição a glicemia continuava subindo, e algum tempo depois caía veritignosamente. Voltei então a basal à dose anterior e testei modificar o pão que estava comendo (da marca Peter Pão) para um da Wickbold, e a glicemia parou de subir depois do desjejum.

Incomodada com o fato, enviei um e-mail à empresa Peter Pão, questionando-os se de fato o produto era feito sem açúcar, como dizia na embalagem. A empresa, bastante atenciosa, respondeu informando que não havia açúcar na composição do produto, que usava como substituto o extrato de malte.

Pesquisando sobre o assunto, descobri que “Malte” é um termo geral utilizado para várias coisas associadas com maltose. Maltose é a principal substância de reserva da célula vegetal, é também a junção de duas moléculas de glicose. Ao realizar a digestão o amido passa a ser primeiramente maltose e depois glicose. A Maltose é encontrada em vegetais, e tem função energética.

maltose

Maltagem é o processo no qual o grão de cereal é umidificado para iniciar o processo de germinação. Quando a semente germina, ela ativa enzimas que começam a converter suas reservas de amido e proteínas em açúcares e aminoácidos, os quais serão utilizados no crescimento da planta. O objetivo de maltar um grão é liberar estas enzimas para sua utilização no produto final.

Desta forma, embora o produto não contenha açúcar, se contiver maltose (extrato de malte e quaisquer outros subprodutos de malte), composta por duas moléculas de glicose, pode acarretar a elevação da glicemia de um diabético tão rápido quanto o açúcar refinado, sendo, portanto, não recomendado seu consumo pelos portadores de diabetes com grande sensiblidade à composição dos alimentos.

Já comia os produtos da marca Peter Pão antes de usar a bomba de infusão de insulina, mas, quando fazia o tratamento com a lantus, meu corpo não reagia ao malte. Agora, com a terapia com a bomba de infusão de insulina, e considerando que a minha dose basal é bastante pequena, minha sensibilidade à composição dos alimentos mudou bastante. Em regra, quanto menor a dose basal, maior a sensibilidade à composição dos alimentos, e quanto maior a dose basal, menor a sensibilidade. Assim, comecei a evitar o extrato de malte.

Todavia, nem sempre a marca é garantia de composição nutricional. Depois do episódio com o Peter Pão, comecei a comprar apenas pães da Wickbold.  Mas esta semana, mais uma vez, minha glicemia começou a se elevar depois do desjejum. Verificando a embalagem do pão – Wickbold 10 grãos – constatei que ele continha farinha de malte em sua composição. Já sabendo que o problema não era a dose basal, mas o malte, comprei outro pão, da mesma marca, sem malte em sua composição, e minha glicemia pós-desjejum voltou ao normal.

 48097

 

Sobre Débora Aligieri

Advogada, blogueira e ativista em saúde, com foco na defesa dos direitos das pessoas com diabetes. Mestranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Em 2008, abri meu escritório Débora Aligieri Advocacia, com atuação centrada na área de saúde, tanto privada quanto pública, com ênfase em diabetes (tenho diabetes tipo 1 desde 1986). Em 2009, participei da Audiência Pública sobre Saúde realizada no Supremo Tribunal Federal, com o texto "Sobre o Tratamento do Diabetes" (contribuições da sociedade civil). Desde 2013 mantenho o meu blog “deboraligieri.blogspot.com.br” como um espaço virtual de debates sobre a vida das pessoas com diabetes. Em 2014 criei outro blog, o “Diabetes e Democracia” (diabetesedemocracia.blogspot.com.br) voltado ao debate de políticas públicas, relacionadas ou não a pessoas com diabetes, e a mecanismos de participação social. Também em 2014 participei da roda "Blogueiros em Rede" na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Em 2015, participei da 15ª Conferência Nacional de Saúde como participante livre. Luto em defesa do SUS, pela efetivação do direito à saúde integral, universal e igualitário das pessoas com diabetes, com fornecimento pelo sistema público de saúde de medicações, insumos e assistência terapêutica adequada para cada caso em sua singularidade. Acredito nas ações judiciais como controle social e como ferramenta para aperfeiçoamento do SUS, e que a judicialização da saúde pode ser solucionada se o sistema público criar formas mais eficazes de atender as pessoas que não conseguem bons resultados com os tratamentos padronizados, e ampliar os espaços de diálogo com a sociedade. Tenho ainda um outro blog chamado "Jornal do Apocalipse" (jornalapocalipse.blogspot.com.br), onde publico meus poemas e crônicas literárias. Sou também integrante do Conselho Gestor da UBS Dr. Humberto Pascale (bairro de Santa Cecília, cidade de São Paulo/SP), pelo segmento dos usuários.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Maltose X diabetes

  1. Bruna disse:

    Muuuito bom saber disso!
    Estou na mesma situação de começar a contar carboidratos em função da diabetes..
    Vou continuar a acompanhar o seu blog.. muito interessante este post!
    Abraços

  2. jose eduardo disse:

    Não sou diabético,mas ultimamente meu açúcar começou a subir.Não como açúcar há alguns anos,pois minha família tem alta propençao ao diabetes.Minha avó materna era diabética,minha mãe também e tenho um irmão diabético.Até o começo do ano meu açúcar estava em torno de 100,mas como fiz abusos excessivos em massas,arroz e algumas doses de chopp e cerveja,na ultima medição na semana passada estava com 116.Alem disso engordei nesse período 3 kilos!!
    Gostei de seu blog,pois estava comendo alimentos com dextrose e maltose.Agora,já entrei em um bom regime e já perdi 900 grs em 7 dias.Ando todos os dias 6 kilometros e espero baixar meu açúcar sem precisar de tomar remédio.
    Obrigado pela dica sobre essa ingrediente.
    Jose Eduardo(75 anos),

  3. YaS disse:

    Tire o glúten da dieta, incluindo a margarina. Você não faz ideia de quanto isso ajuda!


    • deboraligieri disse:

      Essa é uma outra opção, mas ainda não considero tirar o glúten da minha dieta alimentar. Mesmo porque, faço todas as refeições em casa, e elas são compostas basicamente de peixes, legumes, verduras e frutas. Como o pão apenas no café da manhã. Margarina e manteiga, assim como carne, consumo apenas em raras ocasiões. Minha glicemia fica bem controlada com esta dieta, que me satisfaz também o paladar. Com glúten ou sem glúten, o importante é a pessoa sentir prazer com o que come e conseguir manter a saúde. Abraços. Débora

  4. Hugo Bell disse:

    Obrigado.

Deixe um comentário