Receita de moqueca boa para veganos e diabéticos

Antes de falar sobre esta receita de moqueca, esclareço que não tenho formação acadêmica em nutrição ou medicina, mas em direito. Sou diabética há 27 anos e minhas conclusões são fruto de observação do meu comportamento glicêmico e de meus amigos e colegas diabéticos, e também da minha enorme curiosidade e vontade de entender o que acontece no meu corpo, o que me faz buscar informações.

Ontém estive na casa do documentarista Paulo Alberton para saborear uma deliciosa moqueca vegan. O evento tinha por fim arrecadar fundos para o filme “Quem realmente somos” do Paulo Alberton. A campanha de financiamento coletivo está sendo feita através do catarse, e tem 3 dias para terminar de arrecadar a verba necessária para, entre outras atividades, tratamento de som e imagem e edição final.

A moqueca foi preparada pelo Chef Egberto Cunha. Neste vídeo você pode ver quais são os ingredientes e como se prepara: Moqueca Vegan 

Em regra, as moquecas de peixe e de ovos tem pouquíssimos carboidratos (3g CHO em uma porção de 185g, e 3 CHO em uma porção de 85g, respectivamente), em função do índice reduzido de carboidratos do peixe e do ovo. Nesta moqueca, que não contém peixe ou ovos, alimentos não consumidos pelos veganos, e substituídos por banana e queijo de soja, há um pouco mais de carboidratos, mas ainda assim muito pouco em relação à porção consumida.

Antes de comer a moqueca, minha glicemia estava em 128 mg/dl. Comi 3 colheres de arroz (15 g CHO) e 2 conchas da moqueca vegan (calculei 10g de CHO para cada concha grande). Duas horas depois, minha glicemia estava nos mesmos 128 mg/dl (ainda tomei um pouquinho de cerveja e uma deliciosa água com hortelã, limão, laranja e pimenta dedo-de-moça). 

Portanto, a moqueca vegan do Egberto é boa não só para veganos, mas também para diabéticos.

Anúncios

Sobre Débora Aligieri

Advogada, blogueira e ativista em saúde, com foco na defesa dos direitos das pessoas com diabetes. Mestranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Em 2008, abri meu escritório Débora Aligieri Advocacia, com atuação centrada na área de saúde, tanto privada quanto pública, com ênfase em diabetes (tenho diabetes tipo 1 desde 1986). Em 2009, participei da Audiência Pública sobre Saúde realizada no Supremo Tribunal Federal, com o texto "Sobre o Tratamento do Diabetes" (contribuições da sociedade civil). Desde 2013 mantenho o meu blog “deboraligieri.blogspot.com.br” como um espaço virtual de debates sobre a vida das pessoas com diabetes. Em 2014 criei outro blog, o “Diabetes e Democracia” (diabetesedemocracia.blogspot.com.br) voltado ao debate de políticas públicas, relacionadas ou não a pessoas com diabetes, e a mecanismos de participação social. Também em 2014 participei da roda "Blogueiros em Rede" na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica, do Ministério da Saúde. Em 2015, participei da 15ª Conferência Nacional de Saúde como participante livre. Luto em defesa do SUS, pela efetivação do direito à saúde integral, universal e igualitário das pessoas com diabetes, com fornecimento pelo sistema público de saúde de medicações, insumos e assistência terapêutica adequada para cada caso em sua singularidade. Acredito nas ações judiciais como controle social e como ferramenta para aperfeiçoamento do SUS, e que a judicialização da saúde pode ser solucionada se o sistema público criar formas mais eficazes de atender as pessoas que não conseguem bons resultados com os tratamentos padronizados, e ampliar os espaços de diálogo com a sociedade. Tenho ainda um outro blog chamado "Jornal do Apocalipse" (jornalapocalipse.blogspot.com.br), onde publico meus poemas e crônicas literárias. Sou também integrante do Conselho Gestor da UBS Dr. Humberto Pascale (bairro de Santa Cecília, cidade de São Paulo/SP), pelo segmento dos usuários.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s