Nossos filhos estão consumindo muitas guloseimas?

As crianças não são as únicas que sorriem quando as palavras “hora do lanche” são ouvidas. Estamos obcecados por lanches. Corredor após corredor no supermercado está cheio de doces, salgados, salgadinhos e, sim, até mesmo lanches saudáveis. Será que vivemos em uma sociedade OVERSNACKED? Será que essa fixação está relacionada ao nível perigoso de obesidade na infância e desempenhando um papel no crescente número de crianças mal nutridas em nosso país?

“Apesar do aumento do peso dos nossos filhos, ainda existe uma deficiência crítica em nutriente”, disse Gina Bucciferro, nutricionista e especialista em nutrição pediátrica do Loyola University Medical Center. “Os lanches podem gerar ou prejudicar a qualidade nutricional da ingestão diária de uma criança. “

A pesquisa mostrou que 88% das crianças dos EUA não atendem ao consumo diário recomendado de frutas e 92% não cumprem as mesmas para os produtos hortícolas. Embora a obesidade seja uma grande preocupação para as crianças com má nutrição, há riscos de saúde também. Estas incluem doenças cardíacas, depressão, pressão alta, enfraquecimento dos dentes, anemia, osteoporose e diabetes.

De acordo com Bucciferro, lanches são uma ótima maneira de cobrir a defasagem nutricional. Os pais precisam estar cientes do que está sendo servido e quando ele acontece para fazer da hora do lanche, um momento prazeroso.

Quando petiscar/lanchar:

1. Após a atividade física. Além de precisar de energia de alta qualidade para o crescimento e desenvolvimento, as crianças envolvidas em esportes e outras atividades físicas precisam substituir a energia extra que eles estão queimando. Cereais integrais, frutas, legumes e
lácteos com baixo teor de gordura podem fornecer os carboidratos necessários para reposição de energia desses pequenos atletas  sem adição de açúcar e gordura. Os líquidos também são importantes no sentido de assegurar que as crianças ativas mantenham-se hidratadas. Segundo a American Dietetic Association, crianças em idade escolar precisam beber oito copos de seis onças de água (180ml aproximadamente) por dia e outras 8 onças (250 ml) para cada meia hora de atividade extenuante. Uma bebida esportiva é necessária apenas para atividades com duração superior a 60 minutos.

2. Horários regulares entre as refeições. As crianças têm maiores necessidades nutricionais, de modo que ao fornecer lanches entre as refeições pode ajudar a mantê-los focados e saudáveis. O objetivo deve ser para oferecer como alimentação o máximo de nutrição possível, sem fornecer açúcar em excesso, gordura e calorias. Frutas, vegetais e laticínios com baixo teor de gordura são uma maneira fácil de atingir este objetivo. Estes tipos de alimentos, consumidos duas a três horas antes de uma refeição não vai estragar o apetite, enquanto os alimentos ricos em gordura podem sim tirar o apetite.

Quando não petiscar/lanchar:

1. Como recompensa. Nossa relação com a comida é formada em uma idade muito jovem. Quando o alimento é fornecido como uma recompensa pode-se criar um relacionamento não saudável com a comida. Recompensar as crianças com brincadeiras e diversão, atividades educacionais podem formar hábitos muito melhores do que fornecendo alto teor de gordura e quantidades de açúcar elevadas. Além disso, fornecendo estes tipos de alimentos depois de uma realização pode levar a criança a valorizar mais os alimentos de baixa nutrição. Além disso, não tratar esses alimentos como proibidos. Incentivar tudo com moderação.

2. Para curar o tédio. Iniciar o hábito de comer quando se está entediado pode se tornar uma descida escorregadia. Se você observar seu filho pedindo lanches em momentos desnecessários, certifique-se de avaliar a situação. Se o horário e duração de uma refeição normal de seu filho ter sido alterada devido a uma agenda agitada ou se eles tiveram aumento da atividade, dê-lhes um pequeno lanche de baixa caloria, como frutas e iogurte desnatado ou vegetais. No entanto, se foi um dia típico e você percebe que o seu filho está apenas ansioso, sem conseguir se acalmar/relaxar, proporcione uma atividade divertida ao invés. Dependendo da idade do seu filho pra colorir e outros livros de atividades podem ser uma boa opção para uma supervisão mínima, enquanto não incentivam um aumento do tempo de televisão.

“A hora do lanche pode ser benéfica para as crianças. Apenas tenha certeza de que as crianças estão fazendo um lanche no momento certo e que os itens do lanche estejam suprindo a necessidade de nutrientes, e não um agravamento do déficit de nutrientes da criança que ser prejudicial à sua saúde”, disse Bucciferro.

Fonte: Loyola University Health System Imprensa

Originalmente enviada por DiabetesCare.net em 22 de fevereiro de 2011.

(tradução minha e do Google translator rsrs – pura preguiça!)

 

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2 respostas para Nossos filhos estão consumindo muitas guloseimas?

  1. RICARDO disse:

    Sim, nossos filhos e nós. Fazemos parte da geração OVER. Comida, roupas, brinquedos, eletrônicos, televisão… Tudo está demais. Mas a comida ganha disparado. São 500 tipos de bolachas recheadas, 700 tipos de chocolates, cada semana uma novidade, o ritmo é frenético… Acredito que isso é reflexo de uma sociedade ansiosa e fragilizada como a nossa, afinal desde que somos bebês a comida nos acalma e conforta. Vamos nos entupindo de guloseimas e preenchendo os buracos das nossas angústias.

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