Bem cuidado: 12 dicas para fazer uma boa refeição


Bem cuidado: 12 dicas para fazer uma boa refeição
O café da manhã, o almoço e o jantar são momentos de pausa em que o organismo recarrega as energias. Por isso, é preciso ter calma para aproveitar todos os aromas, sabores e texturas dos alimentos.
Editora Lua
“Comer depressa é ruim porque não dá tempo de o organismo receber o sinal de saciedade enviado pelo cérebro. Assim, a pessoa acaba comendo mais do que deveria”, alerta a nutricionista Bianca Masuchelli Chimenti, do Serviço de Nutrição e Dietética do Incor. “Comer devagar também contribui para uma boa digestão”. Veja a seguir as dicas da nutricionista para você alimentar-se de modo saudável.
1 Escolha um ambiente agradável, tranqüilo e sem poluição sonora.
2 Nunca fale ao telefone ou assista à TV enquanto come. Ao fazer isso, você nem percebe o que está comendo e o risco de exagerar na quantidade é maior.
3 Comece sempre as refeições por um caprichado prato de salada. As folhas contém muitas fibras que têm alto poder de saciedade. Isso evita que você extrapole no consumo de gorduras, carboidratos e proteínas.
4 Não pule refeições. Se estiver sem fome, coma em menor quantidade. Estruture seu dia para se alimentar a cada 3 horas. Os lanches intermediários são importantes para que você não exagere nas principais refeições.
5 O líqüido durante as refeições deve ser consumido com moderação. O recomendado é beber um copo (200 ml) de água ou suco natural sem açúcar por refeição. Bebidas alcoólicas e refrigerantes atrapalham a absorção de alguns nutrientes.
6 No jantar, o ideal é fazer uma alimentação mais leve. Quem costuma repetir o cardápio do almoço, deve comer com moderação. Outra dica é preparar um lanche saudável ou optar por uma nutritiva sopa.
7 Ficar sentado à mesa ao término da refeição pode estimular você a comer mais, mesmo sem vontade. Para evitar a tentação, ao fi nal da refeição retire todos os alimentos da mesa.
8 A sobremesa pode ser consumida após a refeição, mas opte pelas frutas. Os doces à base de leite devem ser evitados, pois o cálcio interfere na absorção de nutrientes como o ferro, por exemplo, presente na carne.
9 Evite o café e os chás que contém cafeína após as refeições. A cafeína pode comprometer a absorção do cálcio e do ferro.
10 O cochilo após o almoço é saudável, pois contribui para uma boa digestão, logo para uma melhor qualidade de vida. O ideal é descansar de 15 a 30 minutos.
11 Não torne a sua refeição monótona. Experimente novos sabores e receitas adaptadas para o diabético. Quanto mais colorido for o prato, mais balanceada e regrada será a sua alimentação.
12 Evite frituras em qualquer refeição. Elas retardam o esvaziamento gástrico e a digestão fica mais lenta. Isso atrapalha o bem-estar e a disposição do indivíduo.

Sobre Daniela

www.diabetesedai.blogspot.com
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