Cuidados básicos garantem tranquilidade na volta às aulas de crianças com diabetes

Controle glicêmico e alimentação adequada devem fazer parte da rotina, naturalmente, mesmo longe dos pais


O início do ano letivo é, para a maioria dos pais de crianças e adolescentes com diabetes matriculados no ensino fundamental e médio, período de preocupação. Além do corre-corre com matrícula, material escolar e transporte, essas famílias devem estar atentas à educação de seus filhos e também dos professores e funcionários da escola, para que os cuidados com o controle da glicemia e aplicação de insulina sejam realizados naturalmente, no cotidiano escolar.

A dieta é uma das partes mais importantes do cuidado com o diabetes na escola. É recomendado que o estudante tenha consigo lanches preparados para se alimentar ao longo do dia e algum lembrete quanto aos horários. A criança com diabetes também pode se alimentar na cantina da escola, desde que escolha uma refeição saudável, de acordo com as suas necessidades. Conversar com um nutricionista é essencial para definir cada tipo de alimentação.

O bom controle glicêmico na escola é o primeiro passo. Caso a criança não tenha o domínio do glicosímetro, aparelho que mede a glicemia, ele deve ser manuseado por um funcionário da escola, devidamente instruído sobre seu uso e ciente da frequência necessária das medições. É com base nessa medida que o estudante saberá se está se alimentando correta e suficientemente ao longo do dia ou se é preciso alterar algum componente da dieta.

O mesmo cuidado serve para a aplicação de insulina, quando ela se fizer necessária, que deve ter o auxílio de um adulto instruído na manipulação da seringa ou caneta aplicadora, quando a criança não estiver apta a fazer a aplicação sozinha. Há certas áreas do corpo mais indicadas pelos médicos para uma aplicação eficiente: coxas, abdômen, nádegas ou braços – sendo sempre necessária a alternância entre esses locais para evitar a formação de nódulos. A aplicação deve ser feita na profundidade ideal para atingir o tecido sob a pele, com cuidado para não atingir o músculo, e uma agulha nova deve ser utilizada a cada vez.

Um dos principais temores dos pais é a ocorrência de uma crise de hipo ou hiperglicemia, quando o nível de açúcar no sangue fica abaixo ou acima do normal, respectivamente, desestabilizando o controle do diabetes. As crianças devem levar consigo um cartão de identificação “eu tenho diabetes”: além de instruir professores e responsáveis pelos alunos na escola, é importante levar esse texto com informações sobre como proceder em tais casos. É sempre bom que os amigos também estejam a par dos sintomas e procedimentos.

No site Mudando o Diabetes, da Novo Nordisk, líder mundial no cuidado com o diabetes, é possível encontrar o cartão de identificação e diversos materiais que auxiliam a vida de pessoas com diabetes, inclusive crianças e adolescentes, como a Cartilha Viver Bem com Diabetes, o Diário de Glicemia e a Tabela de Contagem de Carboidratos. “Os materiais informativos da Novo Nordisk buscam reforçar que é possível ter uma vida plena e ativa com diabetes”, diz Marcelo Freire, diretor médico da Novo Nordisk. “Portanto, basta alguns cuidados básicos para que a volta às aulas seja tranquila e prazerosa, ajudando a mudar o diabetes, também, na escola”, reforça Freire.

www.mudandodiabetes.com.br

Fonte: Jornal Saúde & Lazer

Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Cuidados básicos garantem tranquilidade na volta às aulas de crianças com diabetes

  1. Eva Torres disse:

    achei excelente a reportagem inclusive sobre controle de diabetes gostaria de fazer parte deste blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s