Pirâmide Alimentar e Contagem de Carboidratos

Qui, 25 de Setembro de 2008 00:00

Sandra Malafaia
Redação Online da SBD

A alimentação para quem tem diabetes é um dos assuntos mais procurados no site da SBD. Entre as perguntas feitas pelos internautas, a diferença entre Pirâmide Alimentar e Tabela de Contagem de Carboidratos vem ganhando destaque. A Dra. Gisele Rossi Goveia e o Dr. João Felipe Mota, membros do Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD – 2008/2009, esclarecem o assunto. Leia a seguir.

Redação da SBD – O que é Pirâmide Alimentar?
Drs. Gisele e João
– De acordo com a legislação de 21 de março de 2001 (RDC no39, Brasil), a Pirâmide Alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, de orientação da população para uma alimentação mais saudável. Em 1992, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) criou a Pirâmide Alimentar.
No Brasil, em 1996, esta pirâmide sofreu algumas adaptações para os padrões alimentares do nosso país, como a alteração do número de porções dos grupos, criação do grupo das leguminosas e divisão do ápice da pirâmide em dois grupos: dos óleos e gorduras e dos doces e açúcares. Desde então, a Pirâmide Alimentar é uma das ferramentas de educação nutricional mais utilizada na prática clínica.

Redação da SBD – Para que serve a Pirâmide Alimentar e como usá-la?
Drs. Gisele e João
– A Pirâmide Alimentar dá noção de proporcionalidade entre os grupos alimentares e quantidade dos alimentos, que devem ser consumidos ao longo do dia. Exemplo: Devemos tomar a base da pirâmide como a base da nossa alimentação e os alimentos que estão no ápice da pirâmide devem ser consumidos em menor quantidade, pois são extra-energéticos, favorecendo o ganho de peso.
Não devemos esquecer que a pirâmide é ferramenta de orientação populacional e que, no atendimento individualizado, o planejamento alimentar deve ser voltado para os hábitos do paciente. Todavia, isso não exclui o fato de podermos utilizá-la como ferramenta de educação nutricional no atendimento individualizado.

Redação da SBD – Os pacientes costumam perguntar sobre Pirâmide Alimentar nas consultas com o nutricionista?
Drs. Gisele e João
– Muitos já ouviram falar da Pirâmide Alimentar. Normalmente, as maiores dúvidas e questões estão atreladas às notícias que, freqüentemente, são veiculadas na mídia.

Redação da SBD – Na consulta com o nutricionista, é explicado o que é Pirâmide Alimentar?
Drs. Gisele e João
– Normalmente, o profissional nutricionista utiliza diversas ferramentas para promover a educação nutricional. A melhor maneira de se ter adesão ao novo plano alimentar é saber qual a meta do paciente e quais os objetivos que ele pode cumprir em curto, médio e longo prazo. A educação deve ser acompanhada de maneira evolutiva. Além disso, explicar os motivos das alterações alimentares é fundamental para se atingir a meta.

Redação da SBD – O que é Tabela de Contagem de Carboidratos e o que tem a ver com Pirâmide Alimentar?
Drs. Gisele e João
– A Tabela de Contagem de Carboidratos é um instrumento utilizado como apoio para a realização da terapia nutricional Contagem de Carboidratos. Esta estratégia é utilizada desde 1935, na Europa, e que, a partir do estudo DCCT, na década de 90, foi reconhecida como uma importante estratégia nutricional a ser utilizada com pessoas com diabetes.

Na consulta de nutrição, o profissional poderá esclarecer quanto aos conceitos sobre a alimentação saudável, utilizando a Pirâmide Alimentar como guia, além de orientar sobre a Contagem de Carboidratos, usando o método de substituição, conhecido também como método de escolhas ou cotas.

A pessoa com diabetes deverá ser informada em relação à quantidade de carboidrato presente nas porções de alimentos, que compõem a Pirâmide Alimentar, possibilitando a troca de alimentos entre os mesmos grupos, respeitando quantidade e qualidade.

Redação da SBD – O conceito de Pirâmide Alimentar está defasado, em razão de agora também existir a Tabela de Contagem de Carboidratos?
Drs. Gisele e João
– O conceito da pirâmide não está defasado, sendo importante que a mesma seja sempre avaliada e adaptada em função dos objetivos a que se destina, da população a ser atingida, respeitando-se a disponibilidade de alimentos e os hábitos alimentares.
A Tabela de Contagem de Carboidratos é um instrumento elaborado a partir de tabelas de alimentos nacionais, softwares de nutrição e informação nutricional contida nos rótulos dos alimentos industrializados. Este material é muito útil para que as pessoas com diabetes obtenham informações referentes ao teor de carboidratos presente na porção dos alimentos consumidos, facilitando a substituição dos mesmos, bem como o ajuste da insulina ultra-rápida para cobrir as refeições.
Vale ressaltar que a diversificação das ferramentas de educação nutricional é fundamental para a completa educação nutricional do paciente, fazendo com que o objetivo seja alcançado com maior facilidade.

Consultoria:
Dr. João Felipe Mota e Dra. Gisele Rossi , nutricionistas membro do Departamento de Nutrição e Metabologia da SBD – 2008/2009.


Bibliografia Utilizada:

  • http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php
  • U.S. Department of Agriculture. The Food Guide Pyramid: a guide to daily food choices. Washington, DC: Center for Nutrition Policy and Promotion, Home and Garden Bulletin No. 252, 1992.
  • Philippi ST, Latterza, Cruz ATR, Ribeiro LC. Adapted food pyramid: a guide for a right food choice. Rev Nutr 1999; 12(1): 65-80.
  • Mota JF, Rinaldi AEM, Pereira AF et al. Adaptation of the Healthy Eating Index to the Dietary Guide of the Brazilian Population. Rev Nutr 2008, Ahead of print.
  • GOVEIA, Gisele Rossi; MONTEIRO, Josefina Bressan R; MENDONÇA, Deise Regina B; BRUNO, Luciana; ALVAREZ, M. M.; SACHS, Anita. Manual oficial de Contagem de Carboidrato. 2. ed. Rio de Janeiro: Diagraphic, 2004. v. 1. 98 p.
  • GOVEIA, Gisele Rossi; ALVAREZ, M. M.; MONTEIRO, Josefina Bressan R; MENDONÇA, Deise Regina B; BRUNO, Luciana ; SACHS, Anita. Manual oficial de Contagem de Carboidratos. 1. ed. Rio de Janeiro: Diagraphic Editora Ltda, 2003. v. 1. 60 p.
  • GOVEIA, Gisele Rossi; Bruno, Luciana; PASCALI, Paula. Contagem de Carboidratos & Monitorização – 101 Respostas. 1.ed.São Paulo: Preventa, 2001.

Fonte: http://www.diabetes.org.br/sala-de-noticias/entrevistas-e-reportagens/840-piramide-alimentar-e-contagem-de-carboidratos

Sobre Daniela

www.diabetesedai.blogspot.com
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s