Anelena S. Seyffarth – Saiba mais sobre Contagem de Carboidratos

6/1/2011 – Portal Diabetes
Entrevista exclusiva da nutricionista Anelena S. Seyffarth ao site Portal Diabetes que fala sobre um tema bastante atual e que está sendo considerado uma das formas de controle alimentar mais eficientes em diabetes: a Contagem de Carboidratos.
——————————————————————–
Portal Diabetes: O que é Contagem de Carboidratos? E a partir de que momento se iniciou a utilização da Contagem de Carboidratos como terapia nutricional para diabéticos?

A contagem de carboidratos é um dos métodos utilizados na orientação nutricional de pessoas com diabetes, tanto do tipo 1 como do tipo 2. Para pessoas que utilizam insulina como terapia medicamentosa, é particularmente indicado. Seus princípios básicos incluem contar a quantidade de carboidratos que fazem parte dos diferentes alimentos de uma refeição e, a partir desta e outras informações, definir a quantidade de insulina necessária para a adequada utilização da glicose proveniente da refeição (diabetes tipo1). O diabético tipo 2 pode utilizar o método para saber quanto carboidrato pode consumir em cada refeição sem alterar sua glicemia. O método foi inicialmente utilizado há muitas décadas atrás, porém por pouco tempo. Foi novamente introduzido há mais de uma década atrás, tendo sido um das estratégias de um estudo de grande importância para o tratamento do diabetes – o DCCT- publicado em 1992.

Portal Diabetes: Qual é o objetivo da adoção deste tipo de planejamento alimentar no tratamento de pacientes diabéticos?

O objetivo é obter um melhor controle glicêmico à medida em que se relaciona o teor de carboidrato da refeição com a dose de insulina necessária para manter o nível glicêmico dentro dos níveis esperados. Esta relação – teor de carboidratos/dose de insulina – é estabelecida a partir de planilhas onde a pessoa registra alimentos e seus teores de carboidratos, doses de insulina, atividades desenvolvidas e as glicemias verificadas antes e depois das refeições. Com base nestes dados, a pessoa com diabetes, em conjunto os membros da equipe de saúde,
discute e estabelece suas necessidades de insulina para cobertura dos carboidratos consumidos, que podem variar. No caso dos diabéticos tipo 2, os registros vão auxiliar a definir o teor fixo de carboidratos que deve ser consumido a cada refeição.

Portal Diabetes: Que tipo de diabético pode se beneficiar com a Contagem de Carboidratos? Gestantes diabéticas podem adota-la ?

A contagem de carboidratos pode ser utilizada por qualquer pessoa com diabetes, incluindo a gestante. Sua aplicação deve ser inserida dentro de um contexto de alimentação saudável, independente do tipo de diabetes.

Portal Diabetes: Diabéticos tipo 2 podem adota-la mesmo os que não utilizam insulina ? Ou devem seguir outros tipos de dietas?

Diabéticos tipo 2 podem utilizar o método como uma opção de terapia nutricional. A diferença está no estabelecimento de quantidades relativamente fixas de carboidratos por refeição para os tipo 2 enquanto que os tipo 1 podem ter maior flexibilidade pois podem dosar a quantidade de insulina utilizado em relação a quantidade de carboidrato que irão consumir.

Portal Diabetes: Esta terapia nutricional pode ser útil para pré-diabéticos, cujo tratamento médico seja dieta e atividade física?

Não há necessidade de utilizar o método da contagem para este caso específico. O importante é fazer uma alimentação saudável, atividade física e procurar manter um peso adequado.

Portal Diabetes: A Contagem de Carboidratos é um método que deve ser prescrito de maneira individualizada?

Os princípios básicos do método se aplicam a todos, porém as relações unidades de insulina x gramas de carboidratos consumidas são estabelecidas individualmente, podendo ser diferentes para cada refeição. Por exemplo, no café da manhã a pessoa pode necessitar de uma unidade de insulina para cada 10 gramas de carboidratos consumidos enquanto que no almoço uma unidade de insulina é suficiente para cobrir 15 gramas. Estas diferenças só podem ser observadas após um período de registro, discussão com a equipe para gradualmente estabelecer quais as reais necessidades de cada um.

Portal Diabetes: Existem diferentes métodos de CHO? E qual é melhor, ou isso depende da adaptação do paciente?

Existem dois métodos: contar os gramas de carboidratos dos alimentos da refeição ou usar porções de carboidratos estabelecidas ( 1 porção = 15 gramas de Carboidratos). Existem tabelas de consulta para os dois métodos.
Exemplo – Café da manhã – 1 pão + 1 copo de leite + 1 fruta
Método 1 (contagem dos gramas) – 28 + 12 + 15 = 53 gramas de carboidratos
Método 2 (porções) – 2 + 1 + 1 = 4 porções de carboidrato.

Cabe à pessoa escolher qual o método no qual melhor se adapta.

Portal Diabetes: Quem utiliza Bomba de Insulina ( SIC ) pode se beneficiar ainda mais com a utilização de Contagem de Carboidratos ? Porque?

A contagem de carboidratos é um opção para a maioria. No entanto, é obrigatória para os usuários do sistema de infusão contínua. A dose de insulina infundida dependerá do quanto vai ser consumido na refeição, portanto o usuário deverá saber o teor de carboidratos para então selecionar a quantidade de insulina necessária.

Portal Diabetes: Pacientes que adotam a Contagem de Carboidratos podem consumir doces?

Continuadamente ou eventualmente adequando esse consumo à seu plano alimentar.
Como todas as pessoas, os diabéticos devem seguir um planejamento alimentar saudável. A utilização de doces e açúcares como rotina diária não é indicada para ninguém. Porém, estes alimentos podem ser utilizados eventualmente, em festas, eventos, fins de semana. No que diz respeito especificamente aos diabéticos, o teor de carboidratos destes alimentos deve ser incluído na quantidade total da refeição e ser adequadamente coberto pela dose de insulina.

Portal Diabetes: Crianças diabéticas podem ter uma melhor e mais saudável alimentação com a CHO, e favorecimento de seu crescimento e nutrição? As mães de crianças diabéticas podem adequar melhor sua alimentação ao cardápio da família ?

O método da contagem de carboidratos isoladamente não garante alimentação mais saudável ou crescimento e desenvolvimento adequados. Os carboidratos são um dos nutrientes importantes para a boa nutrição mas não são os únicos. O planejamento alimentar adequado deve incluir também alimentos fontes de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais em proporções adequadas para cada fase de vida. Portanto, o método deve ser parte de uma orientação nutricional mais abrangente.
A alimentação das crianças com diabetes não deve ser diferente do restante da família. Na verdade, a família irá se beneficiar com os princípios da alimentação saudável, que se aplicam tanto aos diabéticos como aos não diabéticos.

Portal Diabetes: Monitorização da glicemia e atividade física são importantes na adoção da Contagem de Carboidratos para a obtenção de resultados em relação ao controle glicêmico?

A monitorização glicêmica é fundamental para a adoção da contagem. Os dados gerados pela monitorização são a base das decisões em relação, por exemplo, a quantidade de insulina necessária para alimentação e para corrigir eventuais elevações glicêmicas (tipo 1 ) ou para definir o teor fixo de carboidratos de cada refeição (tipo 2). Já a atividade física influenciará tanto a necessidade de insulina como de alimentos a ser utilizados tanto antes como depois da prática.

Portal Diabetes: Quais passos devem ser seguidos por quem pretende adotar a Contagem de Carboidratos? Existe a necessidade de uma equipe multidisciplinar?

A pessoa precisa atender algumas condições como motivação, habilidade matemática, disponibilidade para registrar glicemias, alimentos, teor de carboidratos, atividade física desenvolvida, quantidade e tipo de insulina utilizada. Além disto, precisa dispor do aparelho glicosímetro e de fitas para verificar as glicemias. Podemos estabelecer o método em etapas, iniciando com o estabelecimento de um plano alimentar, com a indicação do teor de carboidratos de cada refeição. A pessoa é orientada a consultar tabelas de composição e rótulos de alimentos para calcular o teor de carboidratos que está efetivamente consumindo. Paralelo a isto, são estabelecidas estimativas quanto à necessidade de insulina. Para o adulto, inicia-se normalmente indicando a aplicação de 1 unidade de insulina para cada 15 gramas de carboidratos.Esta relação pode ser diferente e só a prática diária e a análise dos registros poderão subsidiar o estabelecimento das relações adequadas para cada pessoa.
Melhores resultados serão obtidos quando a pessoa trabalha em conjunto com uma equipe multidisciplinar, discutindo cada etapa e estabelecendo metas para o tratamento.

Considerações Finais: A contagem de carboidratos é uma excelente método de tratamento nutricional do diabetes. Deve, no entanto, fazer parte de uma estratégia mais ampla que vise melhor qualidade de vida, deste modo melhorando não só o controle glicêmico como também contribuindo para outros objetivos como, por exemplo, melhor controle dos níveis de pressão arterial, do peso corporal e das gorduras sanguíneas (colesterol e triglicerídeos).
——————————————————————–
Anelena S. Seyffarth Nutricionista
Secretaria de Estado de Saúde do DF
membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, gestão 2006-2007
Telefone consultório- (61) 3245 27 59
e-mail: lenadiet@ig.com.br

Fonte: http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?IDConteudo=652

Sobre Daniela

www.diabetesedai.blogspot.com
Esse post foi publicado em Artigos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Anelena S. Seyffarth – Saiba mais sobre Contagem de Carboidratos

  1. Iolanda disse:

    Onde encontro a tabela para contagem dos carbohidratos? Obrigada Iolanda

    • Nicole disse:

      Abaixo do cabeçalho do blog, tem as letras de A a Z, nelas, vc escontra os alimentos e as quantidades de carboidratos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s